Tom alegre com inspiração no fundo do mar é a cor do ano de 2019

06/12/2018 15:33 2018-12-06

A Pantone escolheu o Living Coral (Coral Vivo) como a cor do ano 2019. A pesquisa de tendências da marca mostrou a necessidade de experiências autênticas e imersivas no cotidiano dos indivíduos modernos, em contrapartida “às investidas devastadoras da tecnologia digital”. O tom eleito, vibrante, mas suave, busca trazer esse acolhimento à rotina agitada das pessoas.

A inspiração veio do fundo do mar, das paredes de corais, um ecossistema vívido e cromático.

Maneiras de usar

O arquiteto e supervisor dos cursos de Design de Interiores e Decoração do Centro Europeu, Filipe Bender, recebeu a novidade com bastante entusiasmo. Segundo ele, já havia uma aposta neste tom, mais focado em uma paleta terrosa. “Tenho percebido o uso dos terrosos nos projetos recentes, desde o coral, passando até pelo mostarda. É uma cor que traz mesmo sincronicidade e é fácil fazer combinações”, explica.

A aposta de Bender é misturar o tom coral com tons de verde. Segundo ele, na decoração, o tom da Pantone facilita e contribui muito com conceito de urban jungle, tão presente em projetos modernos. “É quase impossível não trazer o verde para os espaços. Colocar plantas, vida, nas combinações. E o coral vai muito bem com a paleta jungle. As duas cores, juntas, reforçam a sensação de acolhimento e respiro”, explicou.

Influência

Sobre a influência que a cor do ano da Pantone tem sobre as criações, o profissional destaca uma postura da geração. “Os consumidores, até 40 anos, querem projetos com identidade. Estão super conectados, entendem de design, citam a Pantone, querem algo impactante em suas casas”, disse.

A dica de Bender para usar a cor é não economizar na ousadia. “Não usar o coral apenas nos detalhes, mas de  forma marcante. A deixa é: fuja da mesmice e arrisque. Pode ser de forma sutil, investindo em uma parede com o tom, por exemplo”, finalizou."

Fonte: Gazeta do Povo