ISO 9001:2015 em foco

27/09/2018 16:57 2018-09-27

Setembro é o último prazo para que as organizações cer­tificadas na Norma ISO 9001 façam a transição para a ver­são 2015. Na Colorfix, essa readequação vem acontecendo desde o último mês de abril. O objetivo é manter a Norma sempre relevante e atualizada com as novas exigências do mercado, dos clientes e de­mais partes interessadas. A intenção é que a ISO não seja apenas para a certificador      ­externa ou para os clientes, mas também para trazer melhores resultados para a empresa.

Entre as principais ações para a migração da Norma, es­tão a criação e manutenção de plano de análise de risco; pla­no de gerenciamento de mu­dança; plano de comunicação; fluxo do processo e mapas de processo.

De acordo com a gestora de Certificações e Meio Ambiente, Jackeline Campello, a atualiza­ção é complementar, ou seja, a Norma anterior tinha um foco maior no processo pro­dutivo, já a nova Norma atua de maneira preventiva. “Com a migração a companhia pas­sa a ter um sistema de gestão mais estratégico, analisando os riscos antes que os mesmos ocorram, podendo assim tratá­-los e minimizá-los”, resume a gerente.

Conheça os benefícios da ISO para a gestão da companhia:

- Avalia e mensura resultado buscando a melhoria da performance da organização;

- Mapeia e corrige desvios, visando à melhoria contínua;

- Melhora a gestão das atividades, dos processos, da documentação e dos recursos da empresa;

- Melhora a satisfação dos clientes;

- Evita desperdícios e retrabalhos;

- É um diferencial de mercado.