A importância do LDS e LCQ

27/05/2020 15:35 2020-05-27

O Laboratório Desenvolvimento (LDS) e o Laboratório de Controle e Qualidade (LCQ) têm importante papel dentro da empresa. O alinhamento entre eles é significativo para que o produto final atenda a solicitação e as necessidades do cliente.

As duas estruturas juntas somam 31 colaboradores. Entre eles, técnicos em química e químicos com formação superior em polímeros e auxiliares.

Todas as demandas de desenvolvimento de produtos passam pelo LDS, que avalia tecnicamente o atendimento de normas, temperatura, efeito, entre outras características exigidas por cada cliente. O princípio deste laboratório é garantir que o produto final Colorfix tenha qualidade, desempenho, custo e benefícios, além de atender às necessidades de cada cliente, de forma personalizada.

“A função de cada colaborador do LDS é de extrema importância para o desempenho das atividades e cumprimento de metas, não só individual como da companhia, por meio do comprometimento, responsabilidade, discernimento, sabedoria, conhecimento, domínio dos objetivos e a capacidade de superar quaisquer desafios que estão por vir”, ressalta o Líder do Laboratório, Bruno Quirino.

Já o Controle Qualidade é responsável por analisar insumos, subprodutos e o produto final. O objetivo das análises é buscar ausência de defeitos, para manter a satisfação dos clientes. “O nosso controle tem como base análises de 100% de matérias-primas recebidas e os mais de 65 mil produtos acabados”, explica a coordenadora do LCQ, Danielle Patrícia do Nascimento.

Ainda de acordo com ela, uma amostra representativa do lote é coletada e comparada com a amostra enviada pelo fornecedor ou aprovada pelo cliente, intitulada como padrão. As análises são baseadas em especificações técnicas e características solicitadas pelo cliente ou indicadas pelo fornecedor. “Os desvios de padrão indicado são os motivos de reprovações de lotes”, comenta Danielle.